Portugal ocupa o primeiro lugar entre os principais países europeus em esgotamento profissional.

published on 05 March 2021

Em Portugal, os trabalhadores a tempo inteiro dedicam menos do seu dia, em média, aos cuidados pessoais (comer, dormir, etc.) e ao lazer (conviver com amigos e família, hobbies, jogos, etc.) do que a média registada na OCDE.

Encontrar um equilibro entre o trabalho e a vida pessoal é um desafio para todos os trabalhadores, especialmente aos que são pais. A capacidade de combinar trabalho, compromissos familiares e vida pessoal com êxito é importante para o bem-estar de todos os membros da família. Este equilibro traz também mais motivação e menos stress ao trabalhadores, fatores que aumentam a produtividade e reduzem os conflitos no local de trabalho.

E é por isso que Portugal é classificado como o país europeu com maior esgotamento, seguido pela Grécia e pela Letônia.

Então, o que podem as empresas oferecer aos seus trabalhadores para promover o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal para diminuir os níveis esgotamento?

  1. Horário flexível
  2. Feedback contínuo
  3. Programas de incentivos
  4. Plano de formação contínua
  5. Programa de Assistência ao Colaborador (EAP)

Vários países ao redor do mundo começaram a implementar novas medidas para garantir que a saúde mental dos funcionários seja levada em consideração no local de trabalho, e Portugal não deve ficar para trás.

Obtenha orientações sobre como criar um ambiente saudável aos seus colaboradores, junta-te à Sense.

Read more

Make your website with
Unicorn Platform Badge icon