O que você sabe sobre o burnout?🤔

published on 28 February 2021

O burnout ou síndrome do esgotamento profissional consta, desde 2019, da lista de doenças aprovada pela Organização Mundial de Saúde. Mas afinal, o que é o burnout?

  O burnout é descrito como uma síndrome que surge como “resultado de stress crónico no trabalho e que não foi gerido de forma bem sucedida”. A condição também está  incluída nos “problemas associados com o emprego e o desemprego".

A síndrome é dividida em três dimensões: exaustão física e/ou emocional, aumento da distância mental em relação ao trabalho (despersonalização), e redução da eficácia e realização profissional.

Sinais emocionais de exaustão

  • Sensação de fracasso e dúvida
  • Sentimento de desamparo e derrotada
  • Desapego, sentimento de solidão
  • Perda de motivação

O esgotamento geralmente ocorre com o tempo e é uma mudança gradual no estado mental. É possível não notar os sinais e sintomas no início, mas quando ignorado, pode ter consequências drásticas.

Em Portugal, estima-se que o stresse e burnout custam €3,2 mil milhões por ano às empresas. A falta de uma estratégia de prevenção da saúde e bem-estar mental custa milhões de euros por ano às empresas nacionais. Ansiedade e esgotamento são apenas os principais sintomas, conclui estudo da Ordem dos Psicólogos (OPP).

O stresse e o burnout não são somente problemas do mercado de trabalho, são um problema de saúde pública, e medidas precisam ser tomadas.

Quer saber mais sobre como combater o stress e burnout na sua empresa? Junta-te à sense!

Read more

Make your website with Unicorn Platform Badge icon